ESPECIAL BLACK MIRROR – O que achei do episódio “White Christmas”

Foto promocional do episódio 'White Christmas', da série 'Black Mirror', mostrando os protagonistas sentados um do lado do outro

Véspera de Natal, com post temático! Aproveitando, gostaria de desejar um excelente Natal e boas festas a todos os leitores do blog!

“White Christmas” é um episódio especial de Natal da série “Black Mirror” altamente recomendado para se assistir na noite da véspera de Natal com a família reunida, #sqn. Brincadeiras à parte, o episódio foi exibido originalmente em 2014 e possui uma estrutura bem particular, com 3 histórias que são interligadas através de uma conversa entre os protagonistas.

Matt (Jon Hamm) e Joe (Rafe Spall) estão em uma casa isolada em meio a um inverno rigoroso, já faz 5 anos. Enquanto Matt prepara a ceia de Natal, ele finalmente se abre com Joe sobre os motivos que o levaram a ficar nessa casa. Joe então percebe que Matt e ele passaram por coisas parecidas e decide se abrir também.

Cena do episódio 'White Christmas', da série 'Black Mirror', mostrando Joe escondido nos arbustos em meio a neve branca

O roteiro, de Charlie Brooker, o criador da série, une as três histórias através de características comuns, como as tecnologias presentes no universo em que elas se passam. Mais uma vez, as tecnologias são versões maximizadas de similares que já existem no mundo real, tornando assustadoramente factíveis as situações apresentadas. Por exemplo, já é possível automatizar tarefas domésticas, mas o episódio eleva isso a um outro patamar.

A variedade e quantidade de temáticas abordadas ao longo das três histórias poderia ser motivo para banalização, mas tudo é trabalhado com inteligência e sensibilidade, embora nada seja realmente aprofundado.

Como na maioria dos episódios da série, “White Christmas” faz bastante uso de efeitos visuais, que são muito bem utilizados e facilitam a compreensão dos acontecimentos. A fotografia da terceira história é bem interessante, sobretudo quando estamos na casa do sogro de Joe, com imagens que remetem ao preto-e-branco, em uma paisagem que não deixa de ser simbólica.

Cena do episódio 'White Christmas', da série 'Black Mirror', mostrando Harry e Jennifer sentados brindando

O elenco, que conta com a participação estelar de Jon Hamm, é competente e algumas performances são especialmente notáveis, como a de Rafe Spall, nas sequências que mostram a sua história. Outros destaques do episódio são a dupla da festa da primeira história, vividos por Natalia Tena e Rasmus Hardiker.

“White Christmas” é o único especial de Natal da série “Black Mirror” até o momento e funciona como se fossem 3 episódios distintos da série, unidos por uma linha narrativa eficiente. O episódio ainda tem vários easter eggs, um deles ocorrendo durante a sessão de karaokê na terceira história: a música cantada é “Anyone Who Knows What Love Is (Will Understand)”!

NOTA: 9.5 / 10

Quer ver todos os posts do Especial Black Mirror? É só clicar aqui! Gostou da review? Quer sugerir um tema para o próximo mês? É só postar nos comentários.

Comentários

Deixe uma resposta