ESPECIAL HSM – O que achei do filme “High School Musical” (2006)

Pôster de 'High School Musical' (2006)

O especial deste mês vai ser sobre o fenômeno High School Musical. Ao longo dos próximos fins de semana, teremos posts sobre cada um dos filmes lançados. Hoje, começamos pelo início!

Há mais de 10 anos, o Disney Channel estreava o que viria a ser a sua produção original de maior sucesso até hoje. “High School Musical” (2006) foi um fenômeno de audiência que se estendeu por vários países, inclusive o Brasil, e chamou a atenção para astros mirins até então desconhecidos e até mesmo para seu diretor, Kenny Ortega. O sucesso do filme foi tão grande  que vários países (como o Brasil) produziram suas próprias versões.

Troy (Zac Efron) e Gabriella (Vanessa Hudgens) se conheceram cantando juntos, por acaso, em uma festa de réveillon e se reencontram na East High School no ano que iniciou. Troy é um dos melhores jogadores de basquete do time da escola e Gabriella é conhecida por seus feitos acadêmicos. Mas o interesse dos dois em participar da audição de um musical da escola provoca reações por parte dos demais alunos, especialmente a dupla de irmãos Sharpay (Ashley Tisdale) e Ryan Evans (Lucas Grabeel), que não esperava concorrência pelos papeis do musical.

Cena do filme 'High School Musical' (2006), mostrando Troy e Gabriella cantando juntos no réveillon

Kenny Ortega não era um estranho para um mundo dos musicais, já que tinha experiência como diretor das turnês de Michael Jackson desde os anos 90 e do filme “Dirty Dancing: Ritmo Quente” (Dirty Dancing, 1988). Além de dirigir o filme, Ortega também fazia parte do time de coreógrafos, o que o ajudou a criar sequências complexas como “Stick to the Status Quo”, com cantores diversos e vários atores dançando e se movimentando pelo set.

O roteiro está longe de ser original e ainda trata seus personagens de uma forma extremamente caricata, como esperado de um filme voltado para crianças / adolescentes. Da mesma forma, os personagens não são bem desenvolvidos e alguns momentos soam forçados. Entretanto, os momentos de comédia da dupla Sharpay e Ryan merecem destaque, só que mais pela atuação de seus intérpretes.

Cena do filme 'High School Musical' (2006), mostrando os personagens dançando e cantando ao final do filme

Aliada a uma coreografia memorável, a trilha sonora tem todos os ingredientes para agradar ao público-alvo do filme. Bem produzidas, as músicas contam com as vozes de todos os atores, mas quem dá a voz de Troy durante a maior parte delas é o cantor Drew Seeley, que não tinha recebido crédito originalmente. As melhores músicas são “Breaking Free” e “Get’cha Head In the Game”. O álbum com a trilha vendeu 7 milhões de cópias mundialmente e se tornou o mais vendido de 2006.

No geral, o roteiro trata os personagens de uma forma unidimensional e, por isso, não há muito o que se explorar dos atores a não ser pelo seu carisma e talento para dança. No entanto, pode-se dizer que este é o filme que alçou os protagonistas ao estrelato. Mesmo com performances que não soam tão naturais, Zac Efron e Vanessa Hudgens conseguem demonstrar química e sintonia (tanto é que namoraram nos bastidores da franquia). Ashley Tisdale e Lucas Grabeel têm um dom para a comédia e se saem bem na maior parte do filme.

Cena de 'High School Musical' (2006), mostrando Ashley Tisdale e Lucas Grabeel cantando na audição

“High School Musical” fez tanto sucesso que os atores saíram em turnê pelo mundo com um show onde as músicas eram representadas “ao vivo”, com direito a shows até mesmo no Brasil. Empolgada com o sucesso comercial do filme, não demorou para anunciarem uma sequência, já para o ano seguinte. Mas isso é tema para a próxima semana!

NOTA: 7.5 / 10

Quer ver todos os posts do Especial High School Musical? É só clicar aqui! Gostou da review? Quer sugerir um tema para o próximo mês? É só postar nos comentários.

Comentários

Deixe uma resposta