ESPECIAL SONIC – O que achei do jogo “Sonic CD” (2011)

Imagem promocional do jogo 'Sonic CD'

Depois do grande sucesso do primeiro jogo, “Sonic the Hedgehog” (1991, 2013), duas frentes da SEGA começaram a desenvolver o seu sucessor. A frente americana saiu na frente e, com isso, o trabalho da SEGA japonesa ficou para trás. Mas não por muito tempo: em 1993, foi lançado o jogo “Sonic CD”, o primeiro (e único) jogo do ouriço para o falecido SEGA CD, um dos primeiros consoles em mídia de CD da história.

O trabalho da SEGA japonesa era bastante inovador e ambicioso para a época e foi por isso que o jogo acabou indo para o SEGA CD. Com viagens no tempo, músicas em alta qualidade, novas fases e movimentos, “Sonic CD” rapidamente se tornou um queridinho dos fãs. Por isso, em 2011, a SEGA recrutou Christian Whitehead, conhecido por seus bons trabalhos com fan games inspirados na franquia Sonic, para remasterizar o clássico para a Xbox Live Arcade, a PSN e dispositivos móveis com iOS e Android. O jogo também está disponível na Steam.

Cena do jogo 'Sonic CD', mostrando Sonic no presente da zona Palmtree Panic

Utilizando a Retro Engine de Whitehead, a nova versão de “Sonic CD” traz as animações em vídeo do jogo original em uma qualidade jamais vista antes. E, para agradar a gregos e troianos, o jogador pode optar por ouvir a trilha sonora japonesa / europeia ou a americana enquanto joga! Também é possível fazer uso do spin dash, habilidade que só estaria presente a partir de “Sonic the Hedgehog 2”. Outra característica que não estava presente no jogo original é que aqui é possível jogar como Tails, depois que se finaliza o jogo pela primeira vez.

Embora a mecânica de se viajar no tempo ao longo dos “Acts” de cada Zona seja interessante, a trilha sonora de “Sonic CD” (que utiliza vocais e guitarras) e as animações (produzidas pela TOEI Animation, conhecidíssima pelos fãs de animes) são os grandes destaques do jogo. É um jogo bem mais moderno que o primeiro “Sonic”, mas os fãs do estilo original não irão se decepcionar com esta edição.

Cena do jogo 'Sonic CD', mostrando Tails no Special Stage

A versão remasterizada de “Sonic CD” é um presente da SEGA para os fãs e foi o início da relação da empresa com Christian Whitehead, que resultou nas remasterizações de “Sonic 1” e “Sonic 2” e na produção do novo jogo “Sonic Mania”, que será tema de um próximo post aqui no Especial Sonic!

NOTA: 9.5 / 10

PS: Este review foi feito com base na versão para PS3.

Quer ver todos os posts do Especial Sonic? É só clicar aqui! Gostou da review? Quer sugerir um tema para o próximo mês? É só postar nos comentários.

Comentários

Deixe uma resposta