O que achei da série “Game of Thrones” – Temporada 7

Cena de episódio da 7a. temporada da série 'Game of Thrones', mostrando Drogon incendiando os soldados de Cersei

A saga mais assistida da HBO está chegando ao fim. A penúltima temporada de “Game of Thrones” estreou em Julho deste ano, pouco mais de um ano depois do fim da 6a. temporada. Mesmo com apenas 7 episódios (a menor quantidade de episódios em uma temporada, até o momento), esta 7a. temporada avançou bastante na história. No entanto, não foi difícil ficar insatisfeito com a forma como os eventos ocorreram.

Mais do que tudo, o foco desta temporada está em Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e Jon Snow (Kit Harington). A Mãe dos Dragões, Quebradora de Correntes e etc. finalmente pisa em Westeros, mais precisamente em Pedra do Dragão, o antigo lar de sua família. Temendo a chegada do grande exército de caminhantes brancos, Jon percebe que a melhor forma de sobreviver ao ataque é através da improvável união com “Dany” e a rainha Cersei Lannister (Lena Headey). Será possível esquecer a guerra pelo trono de Westeros em prol da sobrevivência?

Cena da 7a. temporada da série 'Game of Thrones', mostrando o grupo de Daenerys mais Jon Snow e Sir Davos

Pode-se dizer que esta foi a temporada das reuniões e dos reencontros. Praticamente todos os personagens que sumiram da história reapareceram e estão mais envolvidos do que nunca. Isso se aplica também aos Starks remanescentes, o que rende cenas que, se não atendem às expectativas dos fãs, não deixam de ser agradáveis de se assistir. E o que não faltou nesta temporada foram eventos para agradar aos fãs.

Talvez por conta disso, o roteiro de alguns episódios desta temporada ficou aquém do esperado. Especificamente falando do penúltimo episódio (que é, historicamente, o que mais surpreende durante uma temporada), fica difícil acreditar que os eventos se sucederam de uma forma cômoda (até demais). Cheio de saídas bastante oportunas, as ex-machina, o roteiro deste episódio ainda se mostra muito atropelado. Não é à toa que o episódio teve reações mistas por parte dos fãs.

Cena de episódio da 7a. temporada da série 'Game of Thrones', mostrando Cersei sentada no Trono de Ferro ao lado de Jaime

Tecnicamente falando, não há o que se reprovar aqui. A fotografia continua maravilhosa, assim como os figurinos e a direção de arte. Mas o que realmente impressiona é o poder tecnológico empregado nos efeitos visuais, especialmente quando vemos um dragão em cena. A sequência final do episódio “Eastwatch” é de deixar qualquer um de boca aberta, principalmente pelo realismo e por sua grandiosidade.

Emilia Clarke e Kit Harington, fogo e gelo, são os atores que têm mais cenas nesta temporada. Emilia, por conta das numerosas cenas com dragões, é quem tem o maior desafio, mas a atriz consegue ir muito bem. Nas cenas mais emotivas, Emilia usa um tom mais soturno, sem grandes desesperos, o que pode ser um reflexo da maturidade de sua personagem. Quem também se destaca nesta temporada é Maisie Williams, a Arya Stark, cuja nova personalidade assusta não só a irmã como também os próprios espectadores, que a acompanharam na sua saga.

Cena de episódio da 7a. temporada da série 'Game of Thrones', mostrando Sansa conversando com Mindinho

Mais uma atriz que vale menção, Dame Diana Rigg e sua Lady Olenna Tyrell, com um texto muito bem escrito, é responsável por uma das melhores sequências da temporada. E, finalmente, Tyrion Lannister deixa de ser apenas um piadista e consegue dar bastante material para Peter Dinklage. Vale mencionar uma aparição bônus do cantor Ed Sheeran no primeiro episódio, como um dos soldados dos Lannister.

Esta temporada também demonstrou a fragilidade da segurança da HBO e o problema em se terceirizar exibição de conteúdos. Por um lado, hackers invadiram computadores da empresa que continham roteiros e episódios inéditos de algumas séries. Do outro lado, empresas parceiras na Índia e na Espanha erraram o cronograma de exibição e transmitiram um episódio inédito em lugar de uma reprise. Não foi difícil encontrar os conteúdos em sites de torrents.

Cena de episódio da 7a. temporada da série 'Game of Thrones', mostrando Arya Stark chegando à Winterfell

Mesmo acertando em vários aspectos, alguns deslizes de roteiro ofuscam o brilho desta temporada de “Game of Thrones”. Apesar de tudo isso, a temporada bateu todos os recordes de audiência que havia estabelecido previamente. A próxima e última temporada começará a ser filmada no próximo mês, mas ainda é incerto se a veremos na televisão no ano que vem. Há rumores de que o final só será exibido em 2019. Até lá, a HBO deve nos consolar com a 2a. temporada de “Westworld”.

NOTA: 8.5 / 10

Cena de episódio da 7a. temporada da série 'Game of Thrones', mostrando o Rei da Noite pronto para atacar...

Comentários

Deixe uma resposta