O que achei do filme “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”

Foto promocional do filme 'Homem-Aranha: De Volta ao Lar'

Quando o Homem-Aranha deu as caras no longa “Capitão América: Guerra Civil” (Captain America: Civil War, 2016), a expectativa dos fãs do aracnídeo começou a crescer. Embora seja lançado pela Columbia Pictures, o longa “De Volta ao Lar” (Spider-Man: Homecoming), lançado na semana passada, faz parte do universo cinematográfico da Marvel. Tom Holland interpreta o super-herói em sua 3a. encarnação no cinema e dá um tom bem único, que o diferencia bastante dos seus antecessores.

Depois de ser recrutado por Tony Stark (Robert Downey, Jr.) para tentar deter o Capitão América, Peter Parker (Tom Holland) retorna para sua convencional vida de estudante, na esperança de ser convocado novamente para uma nova aventura. Enquanto isso, disfarçado como o Homem-Aranha, ele combate pequenos delitos na região, até se deparar com uma ameaça maior, o Abutre (Michael Keaton). Sozinho e inexperiente, será que ele vai conseguir dar conta do vilão?

Cena do filme 'Homem-Aranha: De Volta ao Lar', mostrando Liz e Peter na escola

O Homem-Aranha deste reboot está bastante diferente, a começar por seu traje. Nesta versão, Peter usa um uniforme bem high-tech, com inteligência artificial, assim como o J.A.R.V.I.S., também criado por Tony Stark. Por sinal, alguns dos momentos engraçados do longa residem no desconhecimento das novas possibilidades e na interação com a I.A., que ele batiza de Karen. Ao mesmo tempo, esta é a encarnação onde o personagem apresenta mais trejeitos parecidos com os que demonstra nos quadrinhos.

Uma das melhores decisões que foram tomadas a respeito do roteiro foi não mostrar (pela 3a. vez) como Peter ganhou seus poderes. Ainda assim, o longa faz questão de mostrar que Peter ainda é bastante inexperiente e isso rende sequências bem engraçadas. Como ainda é um estudante, muitas sequências envolvem a escola e os amigos de classe, o que lembra um pouco os filmes colegiais dos anos 80.

Cena do filme 'Homem-Aranha: De Volta ao Lar', mostrando Michael Keaton interpretando o Abutre

Há de se questionar, no entanto, alguns pontos da história. Por exemplo, demora até o vilão realmente dar as caras contra o aracnídeo. Ele vem agindo na surdina há anos sem ter chamado a atenção de ninguém (o Homem de Ferro, por exemplo, poderia tê-los monitorado há mais tempo) e o mais irônico é que o próprio vilão menciona isso durante o filme. Alguns personagens coadjuvantes também não dizem muito a que vieram, desperdiçando ótimos talentos como Donald Glover.

A trilha sonora é de Michael Giacchino, que também compôs a trilha de “Doutor Estranho” (Doctor Strange, 2016). No geral, ela é boa, mas não possui nenhuma faixa memorável como o tema de “Mulher-Maravilha” (Wonder Woman, 2017). Os efeitos visuais estão bons, mas uma cena específica deixou muito, mas muito mesmo a desejar: preste atenção no momento em que o aracnídeo está se levantando de escombros.

Cena do filme 'Homem-Aranha: De Volta ao Lar', mostrando Ned e Peter olhando para uma garota

Tom Holland encarna Peter Parker / Homem-Aranha com bastante confiança e entrega uma performance muito boa e diferente dos atores que já vestiram o uniforme do aracnídeo. Sua parceria com Jacob Batalon, que interpreta o Ned, fica evidente na tela e os dois realmente passam a impressão de serem bons amigos. Jacob, inclusive, é responsável por algumas das cenas mais divertidas. A atriz e modelo Zendaya interpreta Michelle “MJ” Jones, uma personagem um tanto estranha, que deveria ser responsável pelas tiradas inteligentes, mas alguma coisa não deu muito certo ali.

Michael Keaton não tem muito com o que trabalhar em grande parte do longa. Seu personagem basicamente atua na surdina, mas dá mais possibilidades ao ator quando o filme está mais próximo do seu fim – e, nessas cenas, Keaton se sai bem. Entre os atores que mal aparecem, também pode se listar Marisa Tomei (a tia May), o que é compreensível, já que toda a introdução da história do Homem-Aranha foi suprimida. Não posso deixar de mencionar a presença de atores da franquia “Homem de Ferro”, como Robert Downey Jr. e Jon Favreau, que também não têm grandes sequências, mas se saem bem em suas cenas.

Cena do filme 'Homem-Aranha: De Volta ao Lar', mostrando Michelle encarando Peter

“Homem-Aranha: De Volta ao Lar” conseguiu a segunda maior estreia de um filme do personagem, ficando atrás apenas do horrendo “Homem-Aranha 3” (Spider-Man 3, 2007). O filme ainda conta com a participação de Chris Evans como o Capitão América, em filmagens educativas utilizadas pela escola de Peter. Será que ainda é necessário dizer que há cenas extras durante e após os créditos?

NOTA: 8 / 10

Comentários

Deixe uma resposta