O que achei do filme “Lion – Uma Jornada Para Casa”

Pôster nacional do filme 'Lion - Uma Jornada Para Casa'

Com apenas 5 anos, o indiano Saroo (Sunny Pawar / Dev Patel) se perdeu do irmão em uma estação de trem em Calcutá, na Índia. Depois de passar por várias adversidades sozinho, o menino acaba sendo adotado por uma família australiana. 25 anos depois, já vivendo na Austrália, Saroo volta a pensar em sua família e, atormentado, decide tentar descobrir como encontrá-la novamente.

“Lion – Uma Jornada Para Casa” (Lion, 2016) é baseado na história real contada (e vivenciada) por Saroo Brierley no livro “Uma Longa Jornada Para Casa”, publicado na Austrália em 2013. O roteiro se divide em 2 fases: uma que mostra todos os perrengues que Saroo passou até ser adotado por uma nova família e outra, 20 anos depois, onde um confuso Saroo se mostra obcecado com a ideia de reencontrar sua família. Este segundo momento, ao contrário do primeiro, trabalha mais o lado psicológico de Saroo, o que diminui significativamente o ritmo da história.

Montagem de fotos promocionais do filme 'Lion - Uma Jornada Para Casa', mostrando Saroo em suas duas fases

Um dos maiores destaques do filme são as locações, particularmente na fase em que o personagem ainda se encontra na Índia. A saga do pequeno Saroo por sua sobrevivência em meio à pobreza e à violência recebeu um ótimo tratamento e é mais impactante até do que a própria conclusão do longa. O desenvolvimento de alguns personagens também deixa a desejar: criada especialmente para o filme, a personagem de Rooney Mara, Lucy, tem uma participação bastante dispensável.

Mesmo sem falar nada de inglês, Sunny Pawar, de apenas 8 anos, interpreta Saroo quando criança e rouba todas as cenas em que aparece. Incrivelmente expressivo, o garoto é responsável pelas melhores sequências, o que contribui para que o primeiro momento do filme seja superior ao segundo. Dev Patel assume o papel do personagem em sua fase adulta, com um aspecto mais maduro, sem esquecer do seu lado mais divertido. Esta fase também permite que Patel mostre um bom desempenho ao expor o drama e os conflitos internos de Saroo.

Cena do filme 'Lion - Uma Jornada Para Casa', mostrando Nicole Kidman abraçando Sunny Palwar

Nicole Kidman vive a mãe adotiva de Saroo nas duas fases do longa e transmite bem as emoções que a personagem vive – sua melhor cena é a do jantar em família, com a presença de Lucy. Como já foi dito, o longa ainda conta com uma apagada mas correta Rooney Mara. As limitações de sua personagem comprometem as suas possibilidades de atuação, tornando-a nada memorável.

Além de mostrar o nome do filme pela primeira vez, a conclusão de “Lion – Uma Jornada Para Casa” explica porque ele tem este nome. O longa chegou aos cinemas brasileiros na semana passada e recebeu seis indicações ao Oscar deste domingo: Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante (Dev Patel) e Melhor Atriz Coadjuvante (Nicole Kidman). Patel tem uma grande vantagem na categoria por apresentar mais tempo de tela que os outros indicados, mas a concorrência do longa na cerimônia não será fácil.

NOTA: 8 / 10

Comentários

Deixe uma resposta