O que achei dos indicados ao Oscar 2017

Foto de cena do filme 'La La Land - Cantando Estações'

Ontem pela manhã, finalmente, foram anunciadas as indicações ao Oscar deste ano, sem grandes surpresas. É importante salientar que esta será a primeira cerimônia após a mudança nos critérios de elegibilidade dos votantes da Academia, depois de toda a polêmica do ano passado, marcado pela hashtag “Oscars-So-White”. Aparentemente, a mudança surtiu algum efeito.

O ótimo “La La Land – Cantando Estações” (La La Land, 2016) conseguiu o mesmo feito que “Titanic” (1997) e recebeu 14 indicações, dentre elas a de Melhor Filme. Além de ser indicado em categorias técnicas como Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora, o musical emplacou 2 canções na categoria de Melhor Canção Original: “City of Stars” e “Audition (The Fools Who Dream)”. Emma Stone e Ryan Gosling também receberam indicações nas categorias de Melhor Atriz / Ator e Damien Chazelle foi indicado nas categorias de Melhor Roteiro e Melhor Direção. Será que vai conseguir repetir o feito dos Golden Globes e levar todos os prêmios a que foi indicado?

Cena do filme 'A Chegada', mostrando Amy Adams

Empatados com 8 indicações, “A Chegada” (Arrival, 2016) e “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (Moonlight, 2016) também estão na disputa como Melhor Filme. Infelizmente, Amy Adams não foi indicada como Melhor Atriz por seu papel no primeiro filme (apesar da confusão que fizeram inicialmente no site da Academia, ao listá-la entre as concorrentes). O segundo é um forte concorrente, principalmente depois de sua vitória nos Golden Globes deste ano; o filme ainda não estreou nos cinemas brasileiros.

Apesar de ter sido esnobado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, “Elle” (2016) ainda conseguiu emplacar uma grande indicação, na categoria de Melhor Atriz, para Isabelle Huppert. A atriz vai disputar com gente grande como Meryl Streep, por “Florence – Quem É Essa Mulher?” (Florence Foster Jenkins, 2016), e Natalie Portman, por Jackie (2016). Embora Emma Stone também esteja entre as indicadas, acredito que suas chances não são tão grandes, comparadas a estas concorrentes.

Foto promocional do filme 'Zootopia'

No campo da animação, “Moana: Um Mar de Aventuras” (Moana, 2016) terá que bater “Zootopia – Essa Cidade é o Bicho”, que vem sendo premiada em grandes eventos, como os Critics’ Choice e os Golden Globes. O longa da Disney também emplacou a excelente “How Far I’ll Go” na categoria de Melhor Canção Original. Também indicado como Melhor Animação, “Kubo e As Cordas Mágicas” (Kubo and The Two Strings, 2016) ainda recebeu indicação na categoria de Melhores Efeitos Visuais, ao lado de grandes blockbusters, como “Doutor Estranho” (Doctor Strange, 2016) e “Rogue One: Uma História Star Wars” (Rogue One: A Star Wars Story, 2016).

Já dá pra começar as maratonas de filmes pra acertar um bolão do Oscar! Muitos dos indicados ainda vão estrear nos cinemas brasileiros (ou já estão em cartaz), então vai ser possível ficar por dentro de muita coisa até a noite da cerimônia, que ocorrerá no dia 26 de Fevereiro, sob o comando de Jimmy Kimmel. Normalmente, a cerimônia é transmitida ao vivo pelos canais TNT e Globo, mas como será o Domingo de Carnaval, é bem possível que a emissora carioca só passe flashes dos melhores momentos.

Veja a lista de indicados aqui (Omelete).

Comentários

Deixe uma resposta