O que achei do anime “Yuri!!! on ICE” – Temporada 1

Capa do 1o. DVD de 'Yuri!!! on ICE'

Semana passada, chegou ao final a primeira temporada do anime “Yuri!!! on ICE” (ユーリ!!! on ICE), que foi transmitido na TV japonesa e, simultaneamente, em sites de streaming como o Crunchyroll. O anime fez um sucesso tão grande que o site caiu justo no dia em que o último episódio foi lançado. E, de fato, fazia tempo que um anime de esportes não cativava tanto como “Yuri!!! on ICE” foi capaz de fazer.

A história do anime mostra o japonês Yuri Katsuki (Toshiyuki Toyonaga) desiludido com sua carreira como patinador artístico depois de fracassar no Grand Prix em Sochi. O russo Viktor Nikiforov (Junichi Suwabe), ídolo de Katsuki, acaba vendo uma gravação que mostra o japonês patinando sua coreografia e fica empolgado. Viktor decide ir ao Japão para virar técnico de Katsuki. A ideia é treiná-lo para que ele consiga vencer o Grand Prix do ano seguinte, mas a relação dos dois vai crescendo e se transforma em algo maior.

Cena do anime 'Yuri!!! on ICE', mostrando Yuri Katsuki parado na pista de gelo

O anime não é baseado em nenhum manga e sua primeira temporada tem 12 episódios. Os primeiros mesclam comédia, drama e romance de uma forma bem balanceada. Conforme a temporada avança, o clima do anime muda: enquanto o tom de comédia é bastante reduzido, o drama e o romance crescem — e isso não o torna ruim, mas os alívios cômicos (alguns personagens dos primeiros episódios, por exemplo) fazem um pouco de falta.

A coreografia das performances dos patinadores do anime foi criada por um profissional, Kenji Miyamoto, bicampeão de patinação artística no Japão. A qualidade da animação dessas performances é muito boa nos primeiros episódios, mas vai caindo bastante até o final da temporada (provavelmente, haverá uma revisão disso para a versão em BluRay). A trilha sonora de Taro Umebayashi é fantástica e se alia perfeitamente às cenas de patinação. Destaque para a canção “Yuri on ICE”, que tem uma progressão emocionante.

Cena do anime 'Yuri!!! on ICE', mostrando Yuri e Viktor juntos

O anime trouxe à tona o romance entre Yuri e Viktor, que foi abordado de uma forma bastante sutil e positiva — por sinal, o episódio em que eles se beijam (ou não?) é um dos melhores da temporada. Apesar de poucas cenas com nudez, não há absolutamente nenhuma cena que mostre os personagens se relacionando sexualmente — e nem precisa. Até porque o foco do anime é a superação de Yuri no esporte.

Idolatrado por uma legião de fãs, inclusive patinadores artísticos como Johnny Weir, “Yuri!!! on ICE” foi indicado a diversos prêmios, como o Crunchyroll Anime Awards 2016 (que ainda vai ocorrer). A temporada terminou de uma forma um tanto conclusiva, mas há bastante margem para uma continuação, que deve acontecer, devido ao seu enorme sucesso.

NOTA: 9 / 10

Comentários

Deixe uma resposta