O que achei dos Critics’ Choice Awards 2017

Foto da equipe da série 'American Crime Story: The People v. O. J. Simpson' com o prêmio de Melhor Série Limitada

No último domingo, ocorreu a cerimônia dos Critics’ Choice Awards, dando início (prematuramente) à temporada de premiações de 2017. Os prêmios são concedidos pelas associações americanas de críticos e jornalistas de Cinema e Televisão. O maior vencedor nas categorias de cinema, inclusive levando o prêmio principal, foi o filme “La La Land – Cantando Estações” (La La Land), que tem estreia prevista pra Janeiro. Já no ramo televisivo, como já era de se esperar, a excelente minissérie “American Crime Story: The People v. O. J. Simpson” levou todos os prêmios a que foi indicada.

A cerimônia foi apresentada mais uma vez por T. J. Miller, que mostrou que ainda continua sem a menor graça. Ele deixou de fazer piada inclusive com o incidente que passou: ele foi preso dias antes do evento por ter agredido um motorista de Uber e foi liberado com a condição de comparecer a um tribunal posteriormente. Mesmo com três horas de duração e sem performances artísticas gastando o tempo do show, nem todos os prêmios entregues foram televisionados; vários foram informados rapidamente por meio de vinhetas durante os intervalos.

Foto do momento em que Natalie Portman discursa ao receber o prêmio de Melhor Atriz no Critics' Choice Awards 2017

No campo do cinema, “La La Land – Cantando Estações” levou 8 prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Canção e Melhor Roteiro Original, empatando nesta última categoria com “Manchester À Beira-Mar” (Manchester by the Sea). Ainda falando de “Manchester”, Casey Affleck derrotou favoritos como Denzel Washington e Andrew Garfield e recebeu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama. O prêmio de Melhor Atriz de Drama foi para Natalie Portman em “Jackie”, superando Amy Adams e Isabelle Huppert. Pelo menos o filme de Huppert, “Elle”, foi eleito o Melhor Filme Estrangeiro. Outros vencedores foram “Moonlight”, que rendeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali, e “Zootopia: Essa Cidade é o Bicho” (Zootopia), que foi eleita Melhor Animação, superando “Moana: Um Mar de Aventuras” (Moana), ainda inédito no Brasil.

Além de premiar mais de 50 categorias, o Critics’ Choice deste ano ainda entregou prêmios especiais. Por exemplo, Ryan Reynolds foi eleito Entertainer of the Year, por seu trabalho em “Deadpool”, que também foi eleito Melhor Filme de Comédia – o ator ainda levou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Comédia. Também foi entregue o prêmio #SeeHer, criado este ano como reconhecimento para as atrizes que rompem as barreiras dos estereótipos e interpretam personagens com as quais as mulheres podem se identificar. O #SeeHer deste ano foi para Viola Davis, que proferiu um discurso enaltecendo a importância de ser quem você é.

Foto do momento em que Viola Davis recebe um prêmio no Critics' Choice Awards 2017

Viola Davis ainda ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por “Fences”, mas perdeu o prêmio de Melhor Atriz em Série de Drama para Evan Rachel Wood, de “Westworld”. Ainda por “Westworld”, Thandie Newton confirmou o favoritismo e foi eleita a Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama. Entretanto, a série foi superada por “Game of Thrones”, também da HBO, como Melhor Série de Drama. No campo da comédia, houve algumas surpresas. Donald Glover superou o sempre premiado Jeffrey Tambor e levou Melhor Ator em Série de Comédia, por “Atlanta”. Kate McKinnon foi a vencedora do prêmio de Melhor Atriz em Série de Comédia, vencendo também outra concorrente premiadíssima, Julia Louis-Dreyfus (“Veep”). A série “Mr. Robot” e RuPaul saíram de mãos abanando das categorias a que estavam indicados.

O Critics’ Choice Awards é um prêmio importante, pois reflete a opinião da imprensa, e já serve como termômetro para as indicações do Oscar do ano que vem. Ou seja, já dá pra ficar de olho em alguns dos filmes indicados / premiados. A temporada de premiações de cinema apenas começou! Já podemos começar a fazer nossas apostas!

Veja todos os vencedores aqui. (Omelete)

Evan Rachel Wood posando com o prêmio de Melhor Atriz em Série de Drama do Critics' Choice Awards 2017

Comentários

Deixe uma resposta