O que achei do primeiro episódio do anime “Yuri!!! on ICE”

Pôster do anime 'Yuri!!! on ICE'

Pense em um tema para uma história. Provavelmente, você encontrará um anime com esse tema, tamanha é a variedade. No mês passado, por exemplo, estreou na televisão japonesa (e em plataformas de streaming) o anime “Yuri!!! on ICE” (ユーリ!!! on ICE), que trata de patinação artística. Embora possa lembrar o gênero yuri (amor entre garotas), o título remete ao nome de dois personagens do anime.

O primeiro episódio mostra o final do Grand Prix de Patinação Artística em Sochi, a primeira grande competição do japonês Yuri Katsuki (Toshiyuki Toyonaga). Ele termina em última colocação, o que o deixa bastante abalado. Pra completar, ele é alvo de bullying do russo Yuri Plisetsky (Kouki Uchiyama), o primeiro colocado na competição, que é parceiro de equipe de Viktor Nikiforov (Junichi Suwabe), o ídolo de Katsuki.

Cena do primeiro episódio do anime 'Yuri!!! on ICE', mostrando Yuri Katsuki patinando

Katsuki não está numa boa fase e decide voltar para sua casa em Hasetsu, no Japão, depois de concluir a faculdade em Detroit, sem planos de continuar no esporte. Em dúvidas sobre seu futuro, Katsuki vai ao rinque de patinação local e encontra sua amiga de infância, para quem demonstra a coreografia premiada de Viktor. A performance é gravada na surdina e compartilhada na Internet, viralizando de tal forma que o próprio Viktor acaba tomando conhecimento. Isso o impressiona de tal forma que ele decide ir até o Japão para se tornar o treinador de Katsuki.

Não é a primeira vez que a patinação artística é tema de um anime, mas a produção aqui é bastante caprichada. As coreografias das performances são feitas por um patinador profissional, Kenji Miyamoto, bicampeão de patinação artística no Japão. Em tempos de animações preguiçosas, com poucos quadros, chega a ser surpreendente a qualidade da animação de “Yuri!!! on ICE”. A sequência em que Katsuki faz a coreografia em paralelo com Viktor é linda e de encher os olhos (embora os quadros de Viktor sejam melhor animados).

Para os fãs e simpatizantes da patinação artística, “Yuri!!! on ICE” é extremamente recomendado. E também é bastante recomendado para aqueles que gostam de um bom anime, com ótima dose de humor e uma animação de qualidade. O anime está em exibição no Japão e os episódios são transmitido simultaneamente para o Brasil através do Crunchyroll.

NOTA: 9 / 10

Comentários

Deixe uma resposta