O que achei do filme “Hurricane Bianca”

Pôster do filme 'Hurricane Bianca'

Aproveitando que a 2a. temporada de “RuPaul’s Drag Race: All Stars” acabou recentemente, vamos falar do filme estrelado pela vencedora da 6a. temporada de “RuPaul’s Drag Race”! Isso mesmo, Bianca Del Rio (ou Roy Harlock) é a protagonista de “Hurricane Bianca”, filme independente que foi lançado em Setembro deste ano. A comédia traz muito do humor ácido de insulto que é característico de Bianca e ainda conta com participações especiais, inclusive do próprio RuPaul.

Richard (Roy Harlock) é um professor de Ciências de Nova Iorque sem emprego fixo que está desiludido com a vida que leva. Apesar de ter sido preterido inicialmente, ele consegue uma oferta de emprego como professor em uma cidade pequena no Texas e decide aceitá-la. Não bastassem a solidão e as dificuldades de adaptação na nova escola, sua homossexualidade vem à tona e ele acaba sendo demitido (o que é legal no Texas). Só que Richard não vai deixar as coisas assim e vai retornar para se vingar, sob uma nova identidade: Bianca Del Rio.

Cena do filme 'Hurricane Bianca', mostrando Richard em uma reunião sendo espionado por Deborah ao fundo

Dirigido e roteirizado por Matt Kugelman, “Hurricane Bianca” foi realizado com captação de recursos de várias fontes. Depois da vitória de Del Rio em “Drag Race”, sua popularidade ajudou a alavancar as doações de fãs num site de financiamento coletivo. Ainda assim, fica evidente a simplicidade dos efeitos visuais e da trilha sonora (bem repetitiva). O roteiro também não é muito elaborado: embora a discriminação por orientação sexual ainda seja uma realidade (e aqui podemos enaltecer o mérito do roteiro), fica difícil crer que a identidade de Bianca Del Rio passaria totalmente despercebida pela cidade.

Mesmo podado pelo roteiro, Roy Harlock entrega uma performance satisfatória e divertida quando está na pele de Bianca del Rio; as sequências em que ele atua como Richard são pouco memoráveis. Já Rachel Dratch segue o padrão caricato e vilanesco (provavelmente proposto pelo roteiro) no papel da megera Deborah. O longa conta com a participação de drags como Shangela e Willam, que fazem as amigas nova-iorquinas de Richard. Não posso deixar de citar também Alyssa Edwards, que está hilariante como a drag Ambrosia Salad. E também há as minúsculas participações de RuPaul e Alan Cumming, que não deixam de ser interessantes.

Cena do filme 'Hurricane Bianca', mostrando Shangela e Willam ao lado de Richard

Recheado de clichês, “Hurricane Bianca” está longe de ser um filme espetacular, mas é altamente recomendado para fãs de “RuPaul’s Drag Race”, especialmente os de Bianca Del Rio. O longa não chegou oficialmente ao Brasil, mas está disponível em plataformas digitais de compra / aluguel de filmes como o iTunes e a Amazon.

NOTA: 6 / 10

Comentários

Deixe uma resposta