O que achei do primeiro episódio da série “O Exorcista”

Imagem promocional da série 'O Exorcista'

Um dos filmes mais aterrorizantes de todos os tempos ganhou uma adaptação seriada para a televisão, cuja estreia ocorreu na última sexta-feira no Brasil — apenas 2 horas depois da estreia americana! A série “O Exorcista” (The Exorcist) vai beber da mesma fonte que o filme original, numa nova trama original bastante sinistra, que vai ser repleta de posessões e exorcismos, obviamente.

No primeiro episódio, conhecemos Tomas Ortega (Alfonso Herrera), que se tornou padre por pressão de sua falecida avó e exerce esta função em meio a muitas dúvidas sobre sua própria fé. Uma das pessoas que frequenta a igreja do padre Tomas, Angela Rance (Geena Davis), pede que ele vá visitá-los, pois sente uma presença demoníaca em sua casa. Durante a visita, o marido sequelado de Angela fala o nome do padre Marcus (Ben Daniels), que é justamente com quem o padre Tomas sonhou na noite anterior: o sonho mostrava uma sessão de exorcismo de um garoto, sem êxito.

Cena do primeiro episódio da série 'O Exorcista', mostrando o padre Marcus exorcizando um garoto

O padre Tomas decide ir ao encontro do padre Marcus e descobre que tudo o que sonhou era real e que aconteceu há 18 meses no México. O padre Marcus, entretanto, está recluso depois do incidente e pede que o padre Tomas pare de procurar respostas para os fenômenos. Ciente de que isso não foi uma coincidência, o padre Tomas decide regressar à residência dos Rance e presencia uma manifestação demoníaca em uma das filhas de Angela, interrompida pela chegada dela.

É possível observar paralelos entre o filme de 1971 e este primeiro episódio. Em ambos, o protagonista é um padre que está questionando sua fé; o início de ambos também mostra um exorcismo em um local afastado, cujo exorcista é abordado posteriormente na história pelo protagonista. Mas, ao contrário da mãe de Reagan no filme, Angela decide recorrer imediatamente ao padre, concluindo prematuramente (e, convenientemente, para a série) que os fenômenos sobrenaturais na casa são obras demoníacas.

O orçamento desta série parece ter sido bem generoso, pois as sequências de possessão e exorcismo são muito bem produzidas e perturbadoras (principalmente a sessão mal-sucedida com o garoto). As atuações de Alfonso Herrera e Geena Davis estão boas, mas confesso que os problemas de dicção de Davis me distraíram muito nesta premiere. Vamos ver se esta série fará jus ao original. Ela está sendo exibida pelo canal FX, à meia-noite de sexta para sábado.

NOTA: 9 / 10

Cena de episódio da série 'O Exorcista', mostrando Angela e padre Tomas conversando

Comentários

Deixe uma resposta