O que achei de “Perfect Illusion”, single de Lady Gaga

Capa do single 'Perfect Illusion', de Lady Gaga

3 anos após lançar o álbum “Artpop” e demonstrar sua versatilidade numa parceria jazz com Tony Bennett, Lady Gaga começou a trilhar o seu retorno ao mundo do Pop com “Perfect Illusion”, primeiro single de seu próximo trabalho. A canção foi lançada ontem nas rádios e lojas de música digital e, como não poderia deixar de ser diferente, já vem causando divergências entre aqueles que são fãs da artista e os que não são.

A letra da música é sobre a constatação daquilo que Gaga realmente sente por seu interesse amoroso: “Não era amor, era uma perfeita ilusão, em algum lugar no meio dessa confusão”. Ao cantar sobre isso várias vezes, Gaga tornou o refrão bastante chiclete (como em todo bom pop). Essa repetição soa exagerada, se considerarmos que a música mal chega a ter 3 minutos de duração.

“Perfect Illusion” é fruto da parceria entre Gaga, Mark Ronson, BloodPop (um dos nomes por trás de “Sorry”, de Justin Bieber) e Kevin Parker (do Tame Impala). O single tem uma forte influência de música oitentista, mas não foge ao padrão do pop. Vale destacar também a voz de Gaga, que soa diferente (num bom sentido) mas apropriada para o estilo da música, e o soul/funk das guitarras de Mark Ronson, que devem ditar a sonoridade do álbum que vem por aí.

Apesar da poderosa lista de produtores, fica a impressão de que a música poderia ser maior do que é, principalmente em seu clímax. Mas “Perfect Illusion” não chega a ser ruim – pelo contrário! Talvez as expectativas em relação à Lady Gaga é que estão altas, depois de seus dois primeiros grandes álbuns. Seu novo álbum ainda não tem data de lançamento, mas o vídeo para este single não deve demorar a ser lançado, pois já foi gravado. Com o vídeo, talvez, a música possa ganhar a força que lhe falta.

NOTA: 8 / 10

Atualização em 20/09 – 23h20: Lady Gaga liberou agora há pouco o clipe para o single. Gaga aparece cantando enquanto muita gente dança, intercalando com cenas dela no deserto. O clipe também tem participação de Mark Ronson e Kevin Parker.

>

Comentários

Um comentário sobre “O que achei de “Perfect Illusion”, single de Lady Gaga”

Deixe uma resposta