O que achei do filme “Invocação do Mal 2”

Pôster do filme 'Invocação do Mal 2'

Enfim, depois de 3 anos de espera, “Invocação do Mal 2” (The Conjuring 2) chegou aos cinemas no mês passado. O primeiro filme deu um novo fôlego para o gênero de horror, foi muito bem recebido por público e crítica, e ainda originou filmes spin-off como “Annabelle” (2014). Por isso, a expectativa em relação à esta sequência era grande. E, apesar de cair um pouco nas armadilhas dos filmes mais comerciais, esta continuação consegue ser bem satisfatória.

Seis anos após os eventos do primeiro filme, o casal de investigadores de casos sobrenaturais Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga) viajam para Londres para entender os eventos que estão ocorrendo na casa onde vivem Peggy Hodgson (Frances O’Connor) e seus 4 filhos. Ao mesmo tempo que tentam ajudar a família, Ed e Lorraine vão percebendo que seu envolvimento na investigação não é por acaso.

Cena do filme 'Invocação do Mal 2', mostrando Janet assustada em seu quarto

Para assistir este filme, não é estritamente necessário ter assistido a nenhum dos filmes da franquia, já que ele consegue ser conciso e contém pouquíssimas referências ao primeiro (especificamente falando, apenas é mostrado o quarto que Ed e Lorraine usam para guardar itens procedentes de cada ritual). O roteiro tem mais momentos cômicos e fraternais que seu predecessor, e eles são bem inseridos no contexto da história. Outra coisa que está virando tradição nos filmes desta franquia é a aparição de alguma entidade maligna marcante no início do filme. No primeiro, tivemos Annabelle e, agora, temos a Freira, cujo design e trejeitos são realmente assustadores. Outro detalhe bastante pertinente é que as histórias desta franquia são baseadas em fatos verídicos ocorridos com o casal na vida real.

Cena do filme 'Invocação do Mal 2', mostrando o casal Warren sentado em um sofá

Assim como o primeiro filme, “Invocação do Mal 2” é dirigido por James Wan, cujo trabalho neste filme é muito bom. Ao usar enquadramentos variados, o diretor evidencia a beleza da fotografia dos cenários. A ambientação e a trilha sonora são grandes destaques, não só criando uma atmosfera de horror mas também propiciando uma boa imersão na vida e cultura dos anos 70, que é a época em que o filme se passa. James também ousa ao filmar vários planos-sequência, movimentando com precisão a câmera em torno dos personagens. Ao contrário do primeiro filme, aqui temos muito mais sequências de sustos, mas nada muito exagerado. E aqui também não há enrolação para mostrar o perigo que a família está enfrentando, nem a escuridão que impediria a visualização das entidades — o que é muito frequente em filmes de terror apelativos.

Cena do filme 'Invocação do Mal 2', mostrando Lorraine de costas para um quadro da Freira

O trabalho de atuação Patrick Wilson e Vera Farmiga é bem explorado nesta continuação. Além das sequências de horror, os atores também têm a chance de trabalhar um outro lado de seus personagens em outras cenas, como a do programa de televisão, e ambos demonstram um bom domínio de seus papéis. Outro destaque é o da pequena Madison Wolfe, que faz a atormentada Janet Hodgson. O sofrimento da menina é comovente e suas expressões demoníacas são bem fortes. Outro ator que também merece menção é Javier Botet, que interpreta o Homem Torto (The Crooked Man). Sim! Aquela cena esquisita não foi feita por computação gráfica, mas sim por um ator com síndrome de Marfan, condição que causa alongamento de braços e mãos e outras deformidades físicas.

Apesar de ser um pouco inferior ao primeiro, o resultado final deste filme é muito positivo. O sucesso desta sequência já encorajou a New Line Cinema a iniciar o projeto de um novo filme spin-off, desta vez sobre a Freira. Sobre um terceiro filme, o diretor James Wan afirmou que há muitas histórias do casal Warren que podem servir de inspiração para os próximos filmes, mas não há nada confirmado ainda. Até lá, os fãs podem se concentrar na continuação de “Annabelle”, cujas filmagens iniciaram ontem! “Annabelle 2” está previsto para 18 de Maio de 2017.

NOTA: 9 / 10

>

Comentários

Deixe uma resposta