O que achei das indicações do Oscar 2016

Foto de estatuetas do Oscar

A temporada de premiações começou pra valer e no dia de ontem foram anunciadas as indicações para a temporada 2016 dos Academy Awards e do Brit Awards. Mas vou falar dos Brits num próximo post. Sobre o Oscar, muitas indicações já eram esperadas, embora algumas surpresas tenham sido anunciadas e algumas ausências tenham sido sentidas.

“Mad Max: Estrada da Fúria” (Mad Max: Fury Road) teve seu válido reconhecimento e foi agraciado com nada menos do que 10 indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. Mas o campeão de indicações acabou sendo “O Regresso” (The Revenant), com 12 indicações. Esta é a segunda vez seguida que um filme de Alejandro Gonzáles Iñarritu recebe a maior quantidade de indicações no Oscar (ano passado este posto foi de “Birdman”). “Ponte dos Espiões” (Bridge of Spies) recebeu indicação em 8 categorias, incluindo Melhor Filme, como eu previ aqui, enquanto “Carol” não recebeu indicação como Melhor Filme, ao contrário de outras premiações.

Montagem com Leonardo DiCaprio no filme 'O Regresso' e Eddie Redmayne no filme 'A Garota Dinamarquesa'

Leonardo DiCaprio recebe sua quinta indicação como Melhor Ator e terá concorrentes  fortes como Matt Damon, que ganhou o Golden Globe por seu papel em “Perdido em Marte” (The Martian), e Eddie Redmayne, que venceu o Oscar no ano passado por seu papel em “A Teoria de Tudo” (The Theory of Everything) e concorre este ano por “A Garota Dinamarquesa” (The Danish Girl). Mark Rylance e Jennifer Jason Leigh conseguiram suas indicações como Melhor Ator / Atriz Coadjuvante em seus respectivos filmes, como eu previ aqui e aqui. Rylance terá Sylvester Stallone como concorrente, por sua indicação pelo filme “Creed: Nascido Para Lutar” (Creed). Ele levou o Golden Globe na última semana por esse papel. Idris Elba, um favorito nesta categoria por conta do seu papel em “Beasts of No Nation”, acabou sem indicação.

“Divertida Mente” (Inside Out) foi indicado a Melhor Animação e deve acabar levando este prêmio também. Vale notar que uma animação brasileira, “O Menino e o Mundo” foi indicada na mesma categoria, o que achei fantástico. Principalmente se levarmos em consideração que nem “Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, o Filme” (Peanuts, The Movie) recebeu indicações! Embora “O Bom Dinossauro” (The Good Dinosaur) também não tenha recebido indicação, o curta que o precede, “Os Heróis de Sanjay” (Sanjay’s Super Team) foi indicado como Melhor Curta Animado. Mas, eu não sei se leva… “Amy” recebeu indicação como Melhor Documentário (já tem toda a minha torcida), assim como “What Happened, Miss Simone?”, um bom documentário da Netflix sobre Nina Simone.

Foto de cena do filme 'Star Wars: O Despertar da Força'

“Star Wars: O Despertar da Força” (Star Wars: The Force Awakens) recebeu 5 indicações, sendo quase todas técnicas; o incrível John Williams vai disputar o prêmio de Melhor Trilha Sonora com o grande Ennio Morricone, por “Os Oito Odiados” (The Hateful Eight), que venceu o Golden Globe. Tenso! Aproveitando, a música-tema de “007 Contra Spectre” (Spectre), “Writing’s on the Wall” está novamente indicada como Melhor Canção Original, depois de ganhar o Golden Globe. Lady Gaga ataca novamente nesta categoria em sua parceria com Diane Warren, “Til It Happens to You”, composta para o documentário “The Hunting Ground”. Será que ela vai ganhar o Oscar também?? Mas o que me surpreendeu aqui foi a indicação de “Earned It”, do The Weeknd, música presente no filme “50 Tons de Cinza” (50 Shades of Grey). Na minha opinião, se Lady Gaga vencer Sam Smith nesta categoria, vai ser por causa do documentário — sobre abuso sexual nos campus americanos — e não por conta da música, já que a dele é melhor. Mas acho que vai dar Sam Smith.

A premiação do Oscar ocorrerá no dia 28 de Fevereiro e deverá ser transmitida, como sempre, ao vivo para o mundo todo (aqui, normalmente passa na TNT e alguns flashes passam na Globo). Vou começar a maratona de filmes para poder embasar minhas torcidas e meu bolão, rs. Então, continue visitando o blog, pois a quantidade de reviews de filmes aqui deve aumentar bastante até lá.

Pôster do filme 'Mad Max: Estrada da Fúria'

Para a lista completa de indicados ao Oscar 2016, clique aqui. (G1)

Comentários