O que eu achei da palestra de Marco Ribeiro no Anime Master 2015

Imagem promocional do evento 'Anime Master 2015'

Eu já percebi que Fortaleza tem um público carente de eventos de cultura jovem. Há alguns anos, as coisas eram um pouco diferentes: havia diversos eventos de anime e games e até edições especiais desses eventos. Um desses eventos, o SANA, foi crescendo e continua firme e forte com duas edições anuais. Felizmente, um outro evento ressurgiu: o Anime Master. E, na edição deste ano, a organização do evento resolveu inovar e trazer um dublador que nunca tinha vindo em nenhum dos eventos de anime que ocorreram aqui (o que é incrível), apesar de sua grande presença na mídia: Marco Ribeiro.

Marco Ribeiro dispensa apresentações. Ele simplesmente faz a voz brasileira de atores famosos como Tom Hanks, Jim Carrey, Charlie Sheen, Robert Downey Jr. e personagens icônicos como o Xerife Woody (“Toy Story”), Flik (“Vida de Inseto”), LeFou (“A Bela e a Fera” — Disney) e, aquele que não podia faltar, Yusuke Urameshi (“Yu Yu Hakusho”). Ele também fez diversas vozes no programa “TV Colosso” (o personagem Castilho, por exemplo) e faz a voz do patriarca da família Kyle em “Eu, a Patroa e as Crianças”. Com certeza você já ouviu a voz dele em alguma produção.

Imagem do dublador Marco Ribeiro ao lado de dois personagens que ele dubla

Pois bem, o Anime Master 2015 ocorreu ontem no Colégio São Tomás de Aquino, próximo à Igreja de Fátima em Fortaleza. Eu queria ir basicamente para a palestra, então fui atrás da programação do evento para saber se eu deveria ir pela manhã ou pela tarde. Embora a programação estivesse prevista para ser divulgada até sexta, não foi o que ocorreu. Assim, decidi ir ao evento num horário próximo do almoço. Enfim, tive acesso à programação e descobri que haveria uma coletiva de imprensa, seguida de sessão de autógrafos. Às 13h ocorreria a palestra (após 1 hora de intervalo para que o Marco almoçasse).

Eu já sabia que a palestra não ia começar no horário, porque a logística envolvida para sair do evento, almoçar e voltar ao evento não iria durar apenas 1 hora. Felizmente, o atraso foi de aproximadamente meia-hora. Marco é um cara muito simpático e, apesar do calor infernal que fazia no ginásio, aparentava estar à vontade. Só achei que ele deveria ter tirado os óculos escuros durante a palestra, mas relevei. Infelizmente, a mediadora da palestra cometeu um erro gravíssimo: chamou o convidado pelo nome errado (ela falou “Marcos” o tempo todo). Sem contar que ela aparentava não ter feito uma pesquisa muito eficiente, pois o Marco ajudava muito,  lembrava e falava a voz de algum personagem que tinha feito — alguns até causaram surpresa para a mediadora, rs. Algumas perguntas do público foram até mais interessantes que as perguntas que ela fez.

Foto de Marco Ribeiro na palestra do evento Anime Master 2015

Não posso deixar de falar do momento de maior constrangimento da palestra. Um youtuber novato subiu no palco, apresentado pela mediadora, e quis promover o seu canal (que eu não lembro o nome). Só que o cara notoriamente não sabia quem era o Marco e perguntou quais eram os personagens que ele tinha dublado (depois de mais de meia-hora de palestra). Perplexidade total, inclusive do Marco. Depois, fez mais uma pergunta ridícula e o público começou a detoná-lo. A mediadora demorou para intervir, mas acabou retirando ele do palco. Marco foi muito educado e não o desrespeitou em momento algum, mas não deixou de ser um mico!

O saldo foi positivo demais. Marco é um dublador incrível, foi extremamente profissional em sua palestra e acredito que tenha gostado da recepção literalmente calorosa do público cearense. Mesmo que não tenha sido em um evento grande como o SANA (fica a dica), Marco reinou na palestra. Apesar das falhas, parabéns ao Anime Master! Espero que evolua cada vez mais. Precisamos de mais eventos assim, trazendo personalidades realmente interessantes para o público (chega de youtubers).

Comentários

Deixe uma resposta